Escolha uma Página

O café acabou!

por | maio 6, 2025 | Estratégia | 0 Comentários

Sim, o café como commodity acabou. Aliás, já foi o tempo em que café era só café. Ou seja, um gole amargo, funcional, para dar um empurrãozinho a fim de encarar o dia. Simples, direto, sem firulas. Mas tudo mudou e com o café não foi diferente. 

Afinal, passou de combustível matinal para statement cultural, um ritual que vai muito além da cafeína. Hoje, não basta tomar a bebida, é preciso escolher o grão certo. E essa escolha diz muito sobre quem você é.

Neste artigo, você entende como esse produto se reinventou com o tempo e o que a sua marca pode aprender com isso. 

A verdade é que o café nunca foi só um líquido escuro em uma xícara. Mas demorou séculos para se tornar o que vemos hoje: um código de pertencimento, um símbolo silencioso de lifestyle.

As ondas que transformaram o café

O grande rebranding do café aconteceu em fases. A primeira delas, obviamente, é o produto enquanto bebida funcional na casa das pessoas. Porém, para além de uma simples bebida caseira, ele começou a sair do ambiente doméstico, transformando as cafeterias em verdadeiros pontos de encontro. Eis a segunda onda (anos 70–90). 

A Starbucks liderou essa revolução, tornando o simples ato de tomar a bebida em um evento social. Assim, nasceram os lattes, macchiatos, cappuccinos e outros. Ou seja, o cardápio se multiplicou e beber café virou uma experiência.

Depois, a terceira onda (anos 2000 em diante) colocou o grão como protagonista. Isto é, saber de onde vem o grão do produto virou um diferencial cultural, quase como entender de vinhos. Assim, a origem, o método de preparo e as notas sensoriais começaram a importar mais do que a simples função de acordar.

E com o protagonismo da Geração Z, a quarta onda veio com tudo. Eles pegaram a tradição e a desconstruíram com criatividade. Em termos práticos, a bebida ficou colorida, doce e divertida. 

Agora, você encontra opções como matcha lavanda, espuma de marshmallow tostado, cold brews hiperpersonalizados. Afinal, quem disse que café precisa ser só café?

O café agora é identidade

Com essa revolução, vieram mudanças estruturais:

  • Leites alternativos dominaram o mercado—aveia, amêndoa, soja. Em alguns coffee shops, nem cobrança extra por essas bebidas têm mais. 
  • A bebida virou parte da little treat culture, aquele pequeno agrado emocional do dia, algo acessível e sem a formalidade de um jantar fora.
  • Mais do que um simples hábito, ele se transformou em uma forma de expressão pessoal.

O café de hoje é escolha, é estética, é lifestyle. Não é mais sobre precisar de energia, mas sobre curtir o ritual. Sobre o momento de pausa. Sobre o autocuidado. E, claro, sobre fazer parte de uma história que diz algo sobre quem se é.

De que forma a sua marca pode aprender com o café

Como você viu, mais do que uma fonte de energia, a bebida agora representa identidade, estilo de vida e pertencimento. E essa transformação traz lições valiosas para marcas que querem ser relevantes.

Crie um universo, não só um produto

As marcas de café fizeram do consumo um ritual. Qual é a experiência que sua marca proporciona além do funcional?

Personalização é tudo

A Geração Z reinventou o café, misturando sabores, texturas e cores. Agora, as pessoas querem opções adaptáveis. Sua marca permite isso?

Vender status, não só utilidade

O café virou um símbolo silencioso de identidade e autocuidado. Como sua marca pode transmitir mais significado?

Estética e conexão emocional

Se não for “instagramável”, perde impacto. Se não gerar um momento especial, perde a conexão. Seu produto desperta desejo?

Então, sim—o café “acabou”. Pelo menos aquele café básico, funcional, sem identidade. O que existe agora é algo maior, mais simbólico, mais pessoal. Ele ainda te acorda de manhã, sim. Mas, acima de tudo, ele te posiciona no mundo. Afinal, café não é só uma bebida. É uma declaração silenciosa sobre quem você é.

E aplicar os insights dessa mudança pode transformar a sua marca.

Aqui na Quater, estamos sempre surfando nas tendências e novas ferramentas para entregar uma comunicação mais efetiva para o seu negócio. 

Chama a gente agora para saber mais!